Ontem tive uma palestra do Gabriel Chalita na faculdade. O cara é muito bom! E com a palestra ele me fez ver o quanto sou uma pessoa ética. Sim, muito ética.
Bom, queria muito ter gravado aquela palestra e entregar cópias para diversas pessoas que precisavam ouvir aquelas coisas que ele disse...
Voltando a minha descoberta, percebi que sou uma pessoa que jamais conseguiria fazer metade das coisas que a humanidade vem fazendo.
Que eu acho mesmo que "cobiçar o homem do próximo" é errado, que para a atitude de matar e roubar não existe justificativa, que sou daquelas que tem poucos e bons amigos, que tenho muitos que se fazem de tal...
Que não é certo enganar a ninguém e que aquela velha história do Imperativo Categórico Kantiniano é a mais absoluta verdade, que realmente eu penso em tudo o que eu faço e se gostaria que alguém fizesse aquilo comigo.
Que jamais passaria por cima de alguém para conseguir alguma coisa e que fico muito feliz quando alguém que eu gosto está feliz.
Torço para aqueles que eu gosto e que eu sei que também torcem para mim. Me dedico àqueles que, quando eu precisar, a mim se dedicarão.
Mas, analisando a tudo isso, percebi que sou uma pessoa muito dificil de perdoar. Que se pisou na bola uma vez, a bola estará pisada para sempre...
É ruim isso. Muito ruim! Mas não consigo ser hipócrita o bastante para continuar agindo igual com tudo e com todos.
Hoje sei analisar quem e o que é bom pra mim e podem ter certeza, o que e quem não é, já não está mais tão presente em minha vida.
Mas isso também é fácil de perceber... Quem é importante pra mim sabe e sente essa importância.
E, voltando ao Imperativo de Kant, para aqueles que um dia eu não tive a menor importância, hoje pra mim também não tem.
As magoas existem e existirão até o dia em que eu conseguir perdoar, mas para uma coisa tudo já vivido valeu. Valeu para eu saber a quem e a que coisas eu devo dar importância.
E o melhor de tudo, hoje sou muito feliz e, de coração, agradeço muito àqueles que me fizeram ver o quanto eu podia ser mais feliz.
Eu sei que algumas das pessoas que não tem mais tanta importância na minha vida poderão ler esse post, já que qualquer um pode ter acesso. Por isso, vai um recadinho: fiquem tranquilos, sou tão ética que nunca farei o mesmo com vocês, mesmo achando que cada um mereça passar por tudo o que passei. Mas, disso a vida se encarrega!
Ao som de "Companheiro é companheiro" de César e Paulinho.


Nenhum comentário:
Postar um comentário